Na quinta-feira, 16, foram concluídas as instruções e treinamento dos policiais militares do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Mafra, onde todos os integrantes do efetivo receberam instrução e treinamento para utilização, manuseio e operação da pistola Beretta APX, calibre 9 mm.
Foram quatro turmas distribuídas entre os meses de fevereiro e março deste ano, com policiais militares dos quatro municípios que integram a área de atuação do 38º BPM: Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.
As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo sub comandante do 23º BPM (São Bento do Sul), major Everaldo Simão Stanchack, pelo comandante da 1ª Companhia do 14º BPM (Jaraguá do Sul), capitão Anderson Andrey da Silva e pelo comandante da 2ª Companhia do 23º BPM (Rio Negrinho), 1º tenente Cleverson Kalil de Souza.
A Beretta APX foi a escolhida após estudos técnicos por possuir maior capacidade de munições comparada a pistola calibre 40, até então utilizada pela PMSC, com um design que permite o transporte facilitado e uma maior taxa de confiabilidade, além do menor custo da munição utilizada.