Na segunda-feira, 25, teve início na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Canoinhas, o 1º Curso de Táticas Policiais. A finalidade do curso é capacitar os policiais, condicionando os alunos para realizarem o atendimento de ocorrências de risco e atendimento preliminar em ocorrências de altíssimo risco.
Durante as instruções, os alunos são submetidos a situações de estresse físico e psicológico, testando sua capacidade de raciocínio e atuação sob os mais variados tipos de pressão.
Com uma carga horária de 160 horas-aulas os policiais militares estão passando por uma intensiva semana de treinamento, sendo que já foram ministradas as aulas de sobrevivência em marcha, sobrevivência II, acuidade visual, ambientação aquática, orientação e busca terrestre, instrução tática individual, doutrina e emprego de força tática, patrulha rural, abordagem em edificações, abordagem em baixa luminosidade, saúde e atividade e durante toda essa semana os policiais militares estão em treinamento no Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Grupamento de Polícia de Choque, na cidade de Florianópolis.
As instruções começaram com 30 policiais e logo no segundo dia de curso, 17 já haviam desistido. A formação tem uma duração estimada entre 15 e 20 dias.