Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

2ºBPM/Fron tem novo comandante


No início da tarde desta quinta-feira, 4, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), em Chapecó, ocorreu a passagem de comando do batalhão. O tenente-coronel Ricardo Alves da Silva entregou o comando da unidade ao tenente-coronel Fabio Henrique Machado.

O evento, além da esposas dos comandantes, substituto e substituído, também contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, do subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, e do comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira (RPM/Fron), coronel Jorge Luiz Haack.

Logo após o ato, foi exibido um vídeo com momentos marcantes do tenente-coronel Ricardo à frente do 2ºBPM/Fron, além de depoimentos de policiais militares falando um pouco da trajetória do oficial, que esteve à frente do batalhão desde 8 de dezembro de 2016.

Bastante emocionado, em seu discurso o tenente-coronel Ricardo relembrou alguns momentos e agradeceu o efetivo, pela dedicação no tempo em que esteve no comando da unidade.

Em seu discurso, o comandante-geral disse que "nós militares não chegamos prometendo, não fazemos discurso na entrada. Nós prestamos contas apenas quando saímos" e, lembrou o quanto era bom ver a prestação de contas do comandante que deixa o 2º BPM. 

Ao fim do evento, ocorreu o descerramento do retrato do tenente-coronel Ricardo para a galeria de ex-comandantes da unidade. Além disso, o oficial também recebeu um elogio formal entregue pelo comandante da 4ªRPM/Fron.

CLIQUE AQUI e assista a solenidade

*Currículo do novo comandante

Fábio Henrique Machado foi declarado aspirante-a-oficial em 11 de novembro de 1996 e promovido a tenente-coronel em 5 de maio de 2017. Nasceu em 16 de maio de 1974, na cidade de Florianópolis, e é casado com Janaína Cardoso Régis Machado, com quem possui duas filhas.

Antes de ser designado para comandar o 2º BPM/Fron, era Chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento Militar Ambiental, em Florianópolis, onde estava desde 2018.

 Possui os seguintes cursos policiais militares:

- Curso de Formação de Oficiais - 1993 a 1996;

- Curso de Habilitação para Execução do Policiamento de Ambiental - 1998;

- Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – 2010.

Dentre os cursos civis de nível superior realizados, possui duas pós-graduações, em nível de especialização: uma em Meio Ambiente e Legislação Ambiental (UDESC/2001 a 2003) e outra em Administração de Segurança Pública (Unisul/ 2010). Realizou o Curso de Estratégias para Conservação da Natureza (Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Corumbá/MS – 2012); e ainda participou do II Workshop de Direito do Meio Ambiente (Guarda Nacional Republicana – na cidade de Queluz, Portugal – 2019).

Foi condecorado com os brasões de Mérito Pessoal 3ª e 2ª categorias; e com a medalha de Mérito por Tempo de Serviço, categorias bronze e prata; recebeu também a Medalha Raulino Reitz – PMA; e a Medalha de Mérito do Contestado – Câmara de Vereadores Canoinhas.

Em sua trajetória profissional na PMSC, enquanto oficial superior, foi comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental - Joinville - 2014/2015; foi membro do Departamento de Processos Administrativos Disciplinares da Corregedoria Geral da PMSC - Florianópolis - 2015/2016, foi subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental - Florianópolis - 2016/2017; comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Florianópolis - 2017/2018; e chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento Militar Ambiental – Florianópolis  2018/2020.