Na manhã desta sexta-feira (24) ocorreu a Solenidade de Passagem de Comando do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em São Bento do Sul, do major Everaldo Simão Stanchack para o tenente-coronel Aires Volnei Pilonetto.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades civis e militares, dentre elas a do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, e da comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (RPM), coronel Arlene Sousa da Silva Villela.
Ao fazer uso da palavra, o comandante-geral aproveitou a oportunidade para lembrar do Dia do Veterano, comemorado no dia 25 de fevereiro, e falou sobre a construção de um projeto de proteção aos veteranos que estejam em situação de vulnerabilidade.
Especificamente sobre a Passagem de Comando, enalteceu a profissionalismo do comandante substituído, que demonstrou ter todos os atributos necessários para exercer o comandamento, mas que por uma questão hierárquica, a vaga é destinada a um tenente-coronel. O coronel Pelozato também teceu reflexões sobre aspectos gerais da PMSC, citando o quanto ela é referência nacional para outras instituições policiais, e que isso é fruto de uma construção diária, onde todos os policiais são partícipes. “Nós cuidamos das pessoas 24 horas por dia, nós somos a Polícia Militar de Santa Catarina, existimos para proteger as pessoas, todos os dias", destacou o comandante-geral.
O major Stanchack, que estava interinamente no comando desde novembro de 2022, recebeu da comandante regional um elogio pelos bons serviços prestados à frente da unidade. Ao fazer uso da palavra, ele agradeceu a todos que o apoiaram, especialmente ao efetivo do BPM. "Aqui eu tive a oportunidade de comandar um quartel no qual eu servi como soldado. Para mim isso é uma enorme satisfação, e eu contei com a confiança, com o comprometimento de todos, os quais agradeço enormemente", destacou o major, que permanece como subcomandante da unidade.