Na quinta-feira, 27, os policiais do 2° Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) participaram do 1° seminário sobre Autismo da Serra Catarinense. O encontro foi promovido pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Lages.
O evento contou com a presença de autoridades, professores de apoio das escolas estaduais e municipais, policiais militares e equipes da área da saúde.
Em sua fala, o coronel Newton Fernando Ayres dos Anjos, comandante do 2° CRPM, enfatizou a importância de capacitar todos os profissionais, em especial os da Segurança Pública, para atuarem de forma adequada com as pessoas com deficiências, citou, ainda, o belo trabalho que a Cavalaria faz em conjunto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na equoterapia, em Lages.
Durante o dia houve diversas palestras com objetivo principal de promover a integração das diversas instituições e divulgar as atividades desenvolvidas com autistas na Serra Catarinense.
O chefe do Estado-Maior do 2º CRPM, tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, palestrou sobre o Direito das Pessoas com o TEA e como a PMSC identifica e aborda Pessoas Autistas, contextualizando com muitos exemplos, e, ao final apresentou um vídeo institucional sobre os cuidados na abordagem a uma pessoa com Autismo.
Por fim, importante lembrar que no último dia 2 de Abril foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A Polícia Militar de Santa Catarina encontra-se engajada em aprimorar o serviço de segurança pública prestado aos cidadãos com deficiências.