Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental completa 26 anos de atuação no Oeste Catarinense


O 2º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina (2º BPMA) comemorou na tarde de segunda-feira, 19, na sede da unidade em Chapecó, os 26 anos de sua criação.

Inaugurado em 1996 como 3º Grupo de Polícia de Proteção Ambiental em Chapecó, com efetivo inicial de 19 policiais militares e atendendo 118 municípios da região Oeste, foi elevado a Batalhão em 2016, quando passou a abranger 160 municípios do estado, o que corresponde a aproximadamente 70% do território catarinense.

No Oeste Catarinense, a Polícia Militar Ambiental se destaca, dentre outras atuações, nas ações de Educação Ambiental por meio de palestras, orientações técnicas, cursos de Formação de Protetores Ambientais, buscando sempre cumprir a importante missão de proteger as pessoas e combater os mais variados crimes contra o nosso ecossistema, preservando nosso meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

Estiveram presentes no evento o comandante do CPMA, coronel Fábio Henrique Machado, o comandante do 4º CRPM, coronel Jorge Luiz Haack, o comandante da 3º Região de Bombeiro Militar (RBM), coronel Marcos Alves da Silva, o comandante do 2º BPM/Fron, tenente-coronel Ademir Barcarollo, a comandante do 2º BPMA, tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, além de outras autoridades civis e militares.

Na oportunidade, policiais militares da PMA foram condecorados com brasões de mérito de 1ª, 2ª e 3ª categorias. Além disso, quatro policiais foram agraciados com a medalha Raulino Reitz, em agradecimento aos relevantes serviços prestados à causa do meio ambiente ou à Polícia Militar Ambiental.

Por fim, foi realizada a entrega do título Amigo da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina para personalidades civis e militares que no exercício de suas atividades e por sua dedicação e capacidade profissional contribuíram significativamente com a PMA de Santa Catarina.

Para a comandante do 2º BPMA, tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, "o 2º BPMA ao longo do tempo também foi construindo parcerias importantes, as quais além de apoiar o trabalho realizado pelas unidades de polícia ambiental, também participam efetivamente de vários processos, fazendo com que nossa instituição seja mais reconhecida e prestigiada por toda a sociedade”.

Fotos: Soldado PM Lima - 2º BPMA