Na tarde do último dia 30, foi realizada no 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Brusque, a solenidade de formatura do Treinamento Específico de Policiamento com Motocicletas - Nivelamento Básico I.
Estiveram presentes na formatura a comandante da 7ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Claudete Lehmkuhl, o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandantes de outras Organizações Policiai Militares (OPMs), entre eles o comandante do 6º BPM - Lages, tenente-coronel Alfredo Nogueira dos Santos, o comandante do 10º BPM - Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schmidt, o subcomandante do 5º BPM - Tubarão, major Vilson Schlickmann Sperfeld, e representando o comandante do Grupamento de Polícia de Choque - Florianópolis, capitão Carlos Alexandre da Silva, além de autoridades, familiares e imprensa.
O curso teve carga horária de 39 horas aula, com início no dia 26 e término do dia 30 de setembro. Trinta e dois policiais militares se matricularam, e 27 concluíram o treinamento e foram habilitados, entre eles cinco policiais militares do 18º BPM.
A Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) é uma nova modalidade de policiamento ostensivo que está sendo implantado nos batalhões em todo o Estado, sendo criada em 4 de fevereiro de 2015, através de uma portaria do Comando-Geral da PMSC. A Rocam tem como missão apoiar as unidades policiais militares de área nas atividades de policiamento ostensivo, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade, além de atividades de operações de choque e escoltas motorizadas.
Os cinco policiais militares do 18º BPM, antes de iniciar o Treinamento Específico de Policiamento com Motocicletas - Nivelamento Básico I, receberam no mês de agosto instruções teóricas e práticas do instrutor credenciado da Honda, da empresa Mega Motos, Maicon Bertolini, que aplicou treinamentos on road, off road, com pista, com obstáculos e uma série de outras situações, sem qualquer ônus ao Estado, apenas com fito de contribuir para qualificação dos policiais militares. Como forma de agradecimento, o comandante do 18º Batalhão, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, juntamente com o comandante da Rocam de Brusque, capitão Ciro Adriano da Silva, entregou uma placa ao instrutor Maicon Bertolini.
Foram entregues diplomas de agradecimento aos policias militares instrutores e também a empresário da cidade que contribuíram e colaboraram de alguma forma, disponibilizando locais para a realização das instruções ou mesmo dando suporte na parte de atendimento pré-hospitalar nos locais das atividades.
Foram agraciados os instrutores capitão Carlos Alexandre da Silva e os soldados Juliano Meurer, Roman Octavio Dufau Panasuk e Roberto Moraes Teixeira.
Além doproprietário das lojas Havan, Luciano Hang, o proprietário do Cross Ville pista de Moto Cross, Eduardo Appel, o responsável pelo Kartódromo de Brusque, Rodrigo Paddock, e o bombeiro comunitário Guilherme Barbosa Azevedo, que proporcionou suporte básico de primeiros socorros na prevenção e atendimento aos policiais militares.
O comandante do 18º BPM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, em seu pronunciamento, ressaltou que hoje em dia é indispensável o uso de motos no policiamento. “A gente sabe da facilidade de chegar a uma ocorrência através de uma moto. Então, evidentemente, com esse trânsito que temos hoje e para dar uma pronta-resposta em termos de aceleração no atendimento da ocorrência, nada melhor que trabalhar com uma equipe treinada e qualificada e um equipamento bom”.