O 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM) divulgou, nesta quinta-feira,11, o balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2023 no município de Brusque. Ao todo, foram registradas 10.217 ocorrências.
No decorrer do ano de 2023, diversas atividades foram desenvolvidas para o combate a criminalidade, que resultaram na redução dos índices de homicídios em 50% e no crime de roubo em 5%.
Em relação as apreensões feitas, houve aumento no número de armas de fogos em 33% e nos cumprimentos de mandado em 39%, quando comparados ao ano de 2022.
Ao todo, foram apreendidas 24 armas de fogo e cumpridos 71 mandados de prisão, sendo boa parte deles por tráfico de drogas, crime esse que influência no aumento de todos os demais.
Um dos fatores relevantes para a redução da criminalidade e aumento das apreensões pode-se destacar a proximidade com a comunidade por meio dos programas preventivos.
Em 2023, as ações institucionais formaram milhares de crianças e acompanharam centenas de pessoas. Foram quase dois mil alunos formados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), outro projeto que merece destaque é a Transitolândia, em que quase duas mil crianças aprenderam a como se comportar no trânsito.
De acordo com o comandante do 18°BPM, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, destaca que "o resultado satisfatório nos índices demonstra que o efetivo policial é de grande qualidade e que as parcerias além da área da segurança pública, como a parceria com a sociedade em geral e, principalmente, a parceria entre a iniciativa privada e o poder público tem trazido resultado positivo". finalizou.