Na tarde de segunda-feira, 15, o tenente-coronel Alexandre Balduino assumiu o comando do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Caçador. A cerimônia foi fechada ao público, atendendo às regras de segurança contra a pandemia do novo coronavírus, e transmitida ao vivo pelo canal oficial da Polícia Militar em Caçador no YouTube.
O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Marcelo Pontes, do comandante da 10ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Luiz Roberto Muller, do deputado estadual Valdir Vital Cobalchini, do prefeito do município de Caçador Saulo Sperotto, do delegado regional da 10ª Delegacia de Polícia Civil, Fabiano Locatelli, e do presidente da Câmara de Vereadores, Itacir João Fiorese.
Como um dos atos da solenidade, o deputado Cobalchini assinou o projeto de lei para a designação do nome do 15º BPM como “Quartel Tenente-Coronel Renato Leandro de Medeiros”, último comandante da unidade e que faleceu recentemente.
Em seu discurso, o subcomandante-geral avaliou como positivos os números de apreensão de armas de fogo e diminuição da taxa de homicídios que o 15º BPM apresentou enquanto estava sob o comando do tenente-coronel Renato Leandro de Medeiros, e solicitou ao novo comandante uma aproximação com a comunidade caçadorense e com a tropa, assim como o ex-comandante realizava.
Emocionado, o comandante da 10ª RPM, em sua fala, destacou alguns dos feitos e conquistas realizadas pelo tenente-coronel Medeiros na infraestrutura do batalhão, na aquisição de armamentos, viaturas, cursos e programas implantados. O coronel Muller também descreveu o ex-comandante como “um oficial de conduta pessoal e profissional equilibrada, amigo, honesto e leal, e que soube muito bem conduzir seu comando com afinco, determinação e sabedoria”.
Ao fim do evento, ocorreu o descerramento do retrato do tenente-coronel Medeiros para fazer parte da galeria de ex-comandantes da unidade.
Para rever toda a solenidade de assunção de comando, clique AQUI.
Currículo do novo comandante
Tenente-coronel Alexandre Balduino iniciou a carreira em 1 de março de 1993 e foi promovido ao posto de tenente-coronel em 5 de maio de 2017. Nasceu em 18 de novembro de 1973, na cidade de Lages, e é casado com Gislaine Balduino. Antes de ser designado para comandar o 15º BPM, era Diretor do Colégio Feliciano Nunes Pires Lages, onde estava desde 2015. O oficial possui os seguintes cursos policiais militares: Curso de Formação de Oficiais (1996), Curso de Formação Instrutor Proerd (2004), Curso de Tropa Montada na Polícia Militar do Estado de São Paulo (2005), Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais com Especialização em Gestão Pública (2010) – UNISUL e Curso Superior de Polícia com Especialização em Altos Estudos Estratégicos e de Políticas Institucionais (2020).
O oficial foi condecorado com os brasões de Mérito Pessoal 3ª, 2ª e 1ª categoria, medalhas de tempo de serviço de 10 e 20 anos, e Medalha da Ordem do Mérito da Cavalaria da Policia Militar de SC. Balduino serviu o 6º BPM com sede em Lages de 1997 à 2005, no Esquadrão de Polícia Montada com sede em Lages de 2005 à 2013, no 13º Batalhão com sede em Rio do Sul 2013 à 2015, o Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires” unidade Lages 2015 à 2020 e foi Coordenador do Sistema de Ensino dos Colégios Policiais Militares do Estado de Santa Catarina 2018 à 2020.
Texto e fotos: Soldado Richard