A Polícia de Santa Catarina (PMSC) está participando da Operação Átria que ocorre neste mês de março em vários Estados do Brasil. A operação visa intensificar o atendimento às vítimas de violência contra a mulher, reforçar a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, além de ações para conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões.
Neste sentido, na área do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que compreende os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder, os policiais militares que atuam no programa Rede Catarina de Proteção à Mulher estão realizando uma série de palestras e encontros para conscientizar jovens e adultos a respeito do tema.
Em 2022, o 14º BPM registrou 607 ocorrências de violência doméstica, foram concedidas 512 medidas protetivas de urgência pelo Poder Judiciário, que afasta o agressor do convívio familiar. Além dos policiais militares da Rede Catarina realizarem 585 visitas preventivas de fiscalização e amparo às mulheres vítimas de agressões.
Nas ações, os militares do 14º BPM enfatizam a importância da denúncia, seja por parte da própria vítima ou até mesmo por intermédio de familiares e amigos. As denúncias poderão ser feitas diretamente no contato da Central de Emergência da Polícia Militar, através do 190, ou por meio do Botão do Pânico no aplicativo PMSC Cidadão, recurso que já ajudou no ano passado 76 mulheres da região de Jaraguá do Sul, que se encontravam em situação de risco.