Na tarde de segunda-feira, 15, aconteceu na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Blumenau, o evento comemorativo pela passagem dos 30 anos da primeira turma de policiais militares femininas do Vale do Itajaí, denominada Turma Elke Hering.
Na ocasião, estiveram presentes as policiais femininas da reserva remunerada da turma de 1994 que moram na região, as policiais militares da ativa, bem como o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, e demais oficiais da unidade.
No dia 15 de abril de 1994, 33 mulheres se apresentavam para o Curso de Formação de Soldados em Blumenau, sendo o primeiro curso realizado só para policiais femininas, que ficaram conhecidas como as pioneiras do Vale do Itajaí. No dia 5 de maio, se juntaram ao pelotão, outras sete policiais vindas de Florianópolis, e realizaram ao todo, cinco meses e meio de treinamento, tendo como data de conclusão de curso, o dia 30 de setembro do mesmo ano, com 37 policiais femininas formadas.
A primeira vez que o pelotão se apresentou como primeira turma de policiais militares femininas do Vale do Itajaí foi no desfile de Sete de Setembro na rua XV de Novembro, centro da cidade, usando o uniforme padronizado para as mulheres na época (calça-saia, gandola social, meia fina e sapato social), entonando o grito de guerra “Polícia Feminina, Presente no Vale” e desfilaram com muito orgulho chamando a atenção da comunidade que assistia o desfile na ocasião.
Após formadas, as policiais foram distribuídas em policiamentos ostensivos e motorizados, no Centro de Operações da Policiais Militares (Copom), no administrativo, algumas se destacaram no antigo GPTRAN (atualmente Rocam) e também na guarnição do Tático. Todas desenvolveram papéis fundamentais em todos os setores de policiamento, demonstrando a importância da mulher no serviço policial.
O ingresso desta turma foi um marco histórico. A força e determinação das primeiras policiais militares femininas inspiraram outras mulheres a ingressar na carreira policial e que hoje exercem em condições de igualdade as mesmas funções dos homens dentro da corporação.
Como forma de homenagear as policiais da turma Elke Hering, a unidade realizou a solenidade que teve leitura de homenagem, entrega de uma lembrança a cada uma das participantes e a elaboração e colocação do quadro da turma na galeria de fotos do 10º BPM, ficando assim registrado na história do batalhão.