Atualmente sabemos da importância da preservação do meio ambiente e a necessidade de mudar o comportamento em relação ao mesmo, no sentido de promover um modelo de atitudes, gerando reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos. É preciso encontrar novas maneiras de viver e se desenvolver, maneiras que preservem a vitalidade da Terra e que sejam, portanto, sustentáveis em longo prazo.
O trabalho da Policia Militar Ambiental na educação ambiental é reflexo da atuação como órgão que tem a missão de diminuir os índices de agressões ao meio ambiente, para tanto é necessário trabalhar na formação de cidadãos conscientes e atuantes na defesa de uma causa que não é exclusiva de um grupo social, mas a necessidade da participação social, da conscientização e sensibilização com um novo olhar para o lugar onde habitamos que necessita urgentemente ações de preservação ambiental de todos aqueles que vivem sobre o mesmo solo.
O Programa Unidos pelo Meio Ambiente (PUMA) surge no ano de 2015, na Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, sendo idealizado pelo então Policial Militar, Cabo Luís Mateus MORESCHI. Na foto, a demonstração de cuidado e respeito do Cb Moreschi com seus alunos.
A primeira turma formada foi na mesma cidade onde foi idealizado o projeto (foto), na Escola de Ensino Básico João José de Souza Cabral, rua Barão do Rio Branco, 59, Centro, Canoinhas/SC.
O PUMA tem por objetivo despertar nas crianças e na comunidade escolar o interesse para as questões ambientais, incentivando a adoção de posturas de conservação ambiental.
O foco do Programa são alunos da faixa etária de 9 a 10 anos, que correspondem ao 4º ano, do ensino fundamental - séries iniciais. Poderão participar do programa escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino. Serão no mínimo 08 encontros sendo cada encontro tratado um tema distinto, com aulas uma vez por semana, durante 01 hora/aula. O PUMA é executado nas dependências da escola e com o acompanhamento do professor titular da turma. Dependendo da necessidade o PUMA poderá ser estendido para no máximo 16 encontros, onde temas e problemáticas locais poderão ser trabalhados.
Os assuntos abordados pelo programa fazem parte do material da Série Nosso Ambiente da Policia Militar Ambiental, trabalhadas na seguinte ordem:
As aulas são teóricas e práticas instigando a curiosidade dos estudantes, levando-o a uma experiência direta, contribuindo para despertar o senso crítico e mudanças de atitudes em relação as questões ambientais. As atividades do Programa Unidos pelo Meio Ambiente, são executadas por policiais militares ambientais instrutores, em parceria com alunos em formação e já formados do Programa Protetor Ambiental. Cada tema terá uma abordagem distinta, pedagogicamente definida, utilizando material teórico de apoio (cartilhas da série nosso ambiente), brinquelonas diversas, animais taxidermizados, dentre outros materiais que possibilitarão uma vivencia direta com o meio ambiente .
Neste sentido o PUMA busca estimular os estudantes a apreciar e valorizar os elementos naturais. promover aos estudantes o contato com vários conceitos ambientais e sua importância. levar o estudante a compreender a complexidade do ambiente, na utilização mais criteriosa e prudente dos recursos naturais. proporcionar um movimento de sensibilização e crescimento intelectual dos alunos, de forma interdisciplinar consciente e dentro de uma ética de respeito ao ambiente escolar e comunidade, oportunizando a atuação em atividades relacionadas ao meio ambiente (vivências) dando ênfase à integração da comunidade educativa ao ensino aprendizagem e polícia.
Ao término dos encontros, os alunos recebem certificação, em um evento de formatura, reunindo a comunidade escolar.
Os alunos participantes recebem o material didático que contempla os temas a serem abordados, uma camiseta do PUMA e um certificado de conclusão. Os recursos financeiros necessários para a execução do projeto serão custeados pelo Estado, ou oriundos de patrocinadores e parceiros na atividade.
Logomarca do Programa:
O Programa possui um mascote afetuosamente chamado de Juca, cujo nome foi proposto pelo idealizador do Programa em homenagem a seu filho. O nome foi aprovado pela PMA, que ao ratificar a proposta, também homenageou um de seus integrantes, o então Sgt Juarez, carinhosamente conhecido pelo público interno como Juca:
O animal que representa o Programa é o Puma, também conhecido como leão-baio.