O Plano de Comando é caracterizado por proporcionar o Foco, norteador dos propósitos de existência da Polícia Militar Ambiental, desdobrado ano após ano em objetivos, expedidos pelo nível estratégico, com atenção à visão futura e objetivos específicos, definidos nos Planos de Ação dos níveis táticos, em complementação.
Uma segunda característica é a Autonomia. Mecanismos internos, através de rotinas e tecnologias, que possibilitem celeridade e assertividade nas ações, sem que demande de constante comando e controle, ainda que regradas pelos valores institucionais.
Por fim, para o atendimento dos desígnios constitucionais, e tendo em vista a busca da excelência na prestação do serviço, a Capacitação e o aprimoramento constante, como forma de fortalecer as ações de proteção, com efetividade.
Na construção dos Objetivos Estratégicos ou nos Planos de Ação, devem os Comandantes apresentar uma ou outra característica (foco, capacitação e autonomia) deste Plano de Comando, agregando melhorias à atividade da Polícia Militar Ambiental.
Dessa forma, estrutura-se o presente plano de comando sobre os três pilares: foco, autonomia e capacitação:
Figura 2: Características do Plano de Comando, com Policiais Militares
no Centro, sendo fortalecidos pelo Foco, Capacitação e Autonomia:
Fonte: Elaboração Própria