A Polícia Militar possui um Plano Estratégico que tem como premissa: "decorrente da missão constitucional de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública - estabelece a razão de nossa existência como instituição. Existimos para PROTEGER. Proteger a vida das pessoas; proteger o patrimônio público e privado; proteger as garantias e direitos individuais; proteger o funcionamento independente dos poderes constituídos. Em síntese, existimos para PROTEGER."
Alinhado com o Plano estratégico da Corporação e com base nos deveres existentes na legislação acima imbuída, entendemos que a atividade de Policiamento Ambiental impõe, por complementação, a nossa existência para PROTEGER o Meio Ambiente em que as pessoas vivem, a Natureza que elas contemplam e para as presentes e futuras gerações.
Portanto o propósito, o porquê da existência da Polícia Militar Ambiental é: PROTEGER E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, para que possamos proteger as pessoas.
Esse propósito é a linha mestra, o eixo estruturante de todas as ações da PMA, regradas por meio do dever constitucional, que abarca o presente Plano de Comando, delineado por visão, dimensões e metodologia próprias, caracterizadas por um melhoramento contínuo e pelo dinamismo, por intermédio do fortalecimento do Posicionamento, da Identidade e das Ações da Polícia Militar Ambiental.