A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), apreendeu na manhã desta segunda-feira, 1º, aproximadamente 170 toras de madeira nativa em depósito no interior do município de Ponte Alta do Norte.
Durante a realização da operação Mata Atlântica Pé, a guarnição deslocou em patrulhamento ambiental na estrada geral da localidade do Taiti a fim de localizar um terreno em alerta para supressão de madeira nativa. Após diligências, a guarnição encontrou a propriedade onde estava ocorrendo o corte e sendo armazenado a madeira nativa proveniente de desmatamento ilegal.
No local foram encontradas toras e madeira serrada da espécie popularmente conhecida por Pinheiro Brasileiro (Araucária Angustifólia), que se encontra na lista de ameaçadas de extinção, e o responsável não tinha autorização dos órgãos ambientais competentes para a atividade.
Diante dos fatos, foi interrompida a atividade ilícita, localizado o proprietário do terreno e apreendido os materiais administrativamente para a continuidade da ocorrência e autuação dos responsáveis.