A Polícia Militar de Santa Catarina, por intermédio da Polícia Militar Ambiental (PMA), após receber denúncia, em trabalho conjunto com o Ministério Público e Poder Judiciário da Comarca de São Francisco do Sul, na manhã de quarta-feira, 14, realizou o monitoramento e identificação de supostos caçadores que, segundo informações, regularmente praticavam caça ilegal na região da Vigoreli, onde fica o munícipio de São Francisco do Sul, localizado ao Norte do Estado.
Para a operação, foram mobilizados policiais das cidades de Joinville, Blumenau e Rio do Sul que realizaram a prisão em flagrante de três pessoas por posse ilegal de arma de fogo (armas de caça) e apreensão de diversos materiais: quatro espingardas de caça, munições, petrechos para prática de caça ilegal, dentre eles várias armadilhas para captura de animais, aves criadas irregularmente e carcaças de animais mortos.
Durante a operação foi realizado um patrulhamento em meio a mata, onde foi localizado um rancho de caça. O local era utilizado pelos caçadores como ponto de parada e até pernoite para realizarem as caçadas e matarem os animais. O rancho foi destruído com objetivo de cessar a prática ilegal de caça.
A operação contou com apoio do Grupo de Operação e Resgate (GOR), que realiza serviços de resgate, recolhimento e acolhimento de animais. Os envolvidos irão responder administrativa e criminalmente pelas ações.