Nesta segunda-feira, 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), durante Operação Piracema, apreendeu 700 metros de redes e 40 quilos de peixes, na localidade de Invernada Grande, município de São Joaquim.
Durante patrulhamento às margens do Rio Lava-tudo, os policiais se depararam com três homens pescando e recolhendo as redes da água, com os envolvidos foi localizado 15 redes de pesca que mediram aproximadamente 700 metros e os 40 quilos de peixes, sendo das espécies cascudo, traíra e jundiá.
A Piracema (período de defeso dos peixes) é um período crucial para que os peixes completem seu ciclo reprodutivo e garantam a continuidade das espécies, assegurando sua presença em quantidade adequada.
As fiscalizações e operações de pesca ocorreram até o dia 31 de janeiro de 2025, conforme a Instrução Normativa nº 193/2008 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Diante dos fatos, foram apreendidos os materiais e os envolvidos responderão na esfera administrativa e criminal conforme prevê a lei vigente.