Nos dias 14 e 15 de março, oficiais do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) marcaram presença no Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname), realizado no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul).
Na quinta-feira, 14, o CPMA participou ativamente do segundo dia do evento com duas palestras, uma ministrada aos integrantes da Associação Internacional de Gendarmerias e Forças Policiais de Status Militar (FIEP), sobre a atuação da Polícia Militar Ambiental em Santa Catarina, e a segunda, sobre Governança Ambiental.
O evento proporcionou a troca de conhecimento entre as forças policiais de vários estados do Brasil e do mundo, que juntos, buscam o aperfeiçoamento da segurança pública e a proteção ambiental em todas as suas esferas.
Na sexta-feira (15), uma das palestras do evento, direcionada aos membros da Associação Internacional de Gendarmerias e Forças Policiais de Status Militar (FIEP), abordou as particularidades do patrulhamento aquático realizado pelo 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
A apresentação, conduzida pelo chefe do Estado-Maior do CPMA, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, e pelo comandante do 1º BPMA, tenente-coronel Alexandre Alberto Kleine, contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, e do comandante do CPMA, coronel Jardel Carlito da Silva.
Após a palestra, os integrantes da FIEP assistiram a uma explanação do secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner.
Para finalizar as atividades da manhã, os oficiais se dirigiram à sede da 1ª Companhia do 1º BPMA, onde presenciaram uma simulação de abordagem à embarcação contraventora, demonstrando o "modus operandi" do patrulhamento aquático.