Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Quem Somos
Unidades da PMA
Perguntas Frequentes
Alegações finais/TC
Ouvidoria

Duas pessoas são detidas durante operação de combate à caça ilegal em Itapoá


No sábado, 17, o 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), através da unidade em Joinville, deflagrou uma operação para combate à caça ilegal e crime contra a administração pública no município de Itapoá. Duas pessoas foram detidas e materiais ilícitos apreendidos.

Após denúncias e em trabalho conjunto com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Poder Judiciário, da comarca de Itapoá, foram realizados monitoramentos e identificação de supostos caçadores que praticavam a caça ilegal na referida cidade.

Duas pessoas foram presas por porte ilegal arma de fogo e caça ilegal. Com os presos também foram apreendidos dois animais silvestres abatidos, um deles de espécie que se encontra ameaçada de extinção. As equipes da PMA também realizaram patrulhas no interior da mata da região, onde descobriram um rancho aberto, utilizado como ponto de apoio pelos caçadores, construído com árvores nativas. A construção foi prontamente destruída pelos policiais para evitar a perpetuação do cometimento de crimes ambientais na região.

Na operação foram apreendidos duas espingardas de caça, uma pistola calibre 380, uma espingarda de Ar Comprimido, 251 munições de diversos calibres, 168 cápsulas deflagradas de diversos calibres, quatro carregadores de armas de fogo, uma luneta, um equipamento de visão noturna, uma mira laser, rádios de comunicação, 288 espoletas, um extrator de espoletas, dois soquetes para cartuchos, cinco frascos contendo chumbo, três frascos contendo pólvora, dois animais silvestres abatidos (Tatu e Macuco), seis apitos pios (utilizados para atrair aves), quatro jequis (utilizado para capturar Tatu), dois aparelhos celulares, um computador e duas caixas contendo documentos referentes à crimes contra administração pública.

Todo o material foi apreendido e encaminhado para as devidas providências legais.