Na tarde desta segunda-feira, 8, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental (PMA), flagrou duas ocorrências envolvendo supressão de vegetação nativa no município de Anita Garibaldi.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 15h, quando os militares estavam realizando patrulhamento no reassentamento Boa Vista e flagraram uma escavadeira hidráulica e uma motosserra suprimindo vegetação nativa, incluindo espécie ameaçada de extinção em área de preservação permanente (curso d'água).
No momento da abordagem os dois homens que estavam no local tentaram fugir, mas foram abordados logo em seguida pelos policiais militares. Diante dos fatos, os responsáveis serão responsabilizados pelos ilícitos ambientais cometidos, bem como foi realizado a apreensão da escavadeira e da motosserra.
A segunda ocorrência também foi registrada no interior do município de Anita Garibaldi por volta das 16h30, quando guarnição se deparou com madeira nativa serrada e algumas toras de Pinheiro Brasileiro (Araucária angustifolia). Além disso, foi encontrado no local uma serraria móvel e uma serra circular utilizada para o beneficiamento da madeira.
Diante dos fatos, o envolvido foi identificado e será responsabilizado por atos administrativos e criminais relativos ao fato.