Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Quem Somos
Unidades da PMA
Perguntas Frequentes
Alegações finais/TC
Ouvidoria

Policiais militares participam de treinamento internacional para combate ao tráfico de barbatanas de tubarão


De segunda a quarta-feira, 10 a 12, dois oficiais subordinados ao Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) realizaram na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, uma importante capacitação voltada ao combate do tráfico de animais silvestres. O Programa de Identificação de Barbatanas de Tubarão (SFID) foi organizado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA), Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (USFWS) e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

O treinamento teve como objetivo capacitar os participantes no reconhecimento de diferentes produtos de tubarão comercializados, abordando os fundamentos do comércio internacional de barbatanas de tubarão, cenários de aplicação da lei na América do Norte, e reconhecimento de barbatanas em diversos estágios de processamento, incluindo espécies listadas na CITES. Além disso, o curso discutiu a logística de grandes remessas e a seleção de amostras para análise forense.

Participaram do evento, além dos oficiais do CPMA, major Fernando Magoga Conde e capitão Carlos Eduardo Rosa, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

O comércio ilegal de animais silvestres é um setor que inclui a captura e comércio de animais e plantas vivos, ou de partes e produtos derivados deles. A vida selvagem é frequentemente comercializada como peles, artigos de couro, lembranças, alimentos, medicamentos tradicionais, animais de estimação, entre outras formas. Este comércio ilícito abrange desde a extração ilegal de madeira até a pesca ilegal de espécies marinhas ameaçadas e a caça de elefantes para a obtenção de marfim. 

O Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) de Santa Catarina, em parceria com as entidades organizadoras e participantes, reafirma seu compromisso na luta contra o tráfico de vida selvagem e na proteção da biodiversidade, contribuindo para a preservação das espécies marinhas e terrestres.

Fotos: Major Fernando Magoga Conde