Nesta semana, o Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA) de Santa Catarina recebeu uma comitiva de 12 policiais militares ambientais, sendo oito oficiais, dos Estados do Amazonas e Tocantins. A visita teve como objetivo principal conhecer os procedimentos operacionais, o processo administrativo e a estrutura organizacional do CPMA catarinense, com vistas à implantação de boas práticas em seus Estados.
Desde a última segunda-feira, 20, até nesta sexta-feira, 24, a comitiva teve a oportunidade de participar de diversas atividades, incluindo reuniões técnicas com o comandante do CPMA, coronel Jardel Carlito da Silva, que apresentou a estrutura da Ambiental e destacou o trabalho desempenhado ao longo dos mais de 30 anos de atuação da unidade especializada.
Além das reuniões técnicas, o grupo teve contato com o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, no quartel do Comando-Geral. Na ocasião, os policiais conheceram a organização da corporação catarinense, um pouco de sua história e as tecnologias utilizadas para atingir o nível 4.0 de excelência. A comitiva também visitou a sala do Conselho Estratégico e a Sala de Situação.
Para o tenente-coronel Márcio Leite, subcomandante da Polícia Militar Ambiental do Amazonas, a expectativa é que os conhecimentos adquiridos durante a semana se traduzam em novos projetos e melhorias para o policiamento ambiental no Amazonas, principalmente diante da sua extensão territorial e peculiaridades.
Já o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE) do Tocantins, coronel Ricardo Borges Ferrão, destacou que o contato com os policiais militares da PMA e a visualização in loco dos processos administrativos auxiliarão no desenvolvimento de ferramentas para otimizar o policiamento militar ambiental em Tocantins.
A visita da comitiva dos Estados do Amazonas e Tocantins demonstra o compromisso do CPMA de Santa Catarina em compartilhar boas práticas e contribuir para o aprimoramento do policiamento ambiental em todo o país.
Clique aqui e confira mais fotos das visitas.