Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

PMSC intensifica fiscalizações contra a Covid-19


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou neste fim de semana cerca de sete mil atendimentos de chamadas de ocorrências relacionadas ao decreto estadual que prevê restrições e medidas fundamentais ao combate à Covid-19 no Estado. “Infelizmente a sociedade catarinense não está acreditando na necessidade de manutenção do distanciamento social”, afirmou o comandante-geral, coronel Dionei Tonet.

Entre sexta-feira, 17 e esta segunda-feira, 19, foram contabilizados 6.972 acionamentos da PMSC, para atendimento de ocorrências relacionadas à Covid-19 – contabilizando também as denúncias de ocorrências inexistentes. Destas, 3.404 notificações foram registradas, sendo que os maiores registros são: 583 por não utilização de máscara; 615 por não disponibilização do estabelecimento para uso de álcool 70% e 312 interdições registradas.

A PMSC lavrou 1.195 Termos Circunstanciados (38% destes por crime de desobediência) e 1.089 registros de Infração de Medida Sanitária. Além disso, foram realizadas 51 prisões, entre adultos e apreensões de adolescentes.

Medidas restritivas - A PMSC intensificou a fiscalização das medidas protetivas, com o apoio do Conselho Estadual de Saúde, que deu poder às forças de Segurança no Estado para atuarem nesse sentido, passando também a agir na condição de autoridade de Saúde em todo o território catarinense, cabendo-lhe a fiscalização de todos os serviços e atividades liberadas a funcionar sob regramento especial, durante a vigência da pandemia. No entanto, nos municípios em que o decreto municipal for mais restritivo que as regras do Governo do Estado, é necessário que essas municipalidades passem para a PMSC a autoridade sanitária municipal.

Nos 124 dias de combate a Covid-19, desde março deste ano, a Polícia Militar de Santa Catarina realizou 137.768 fiscalizações. Joinville, Florianópolis e Criciúma são as cidades com os maiores índices de fiscalização, as 3 cidades juntas correspondem ao percentual de 14% aproximadamente de todas as fiscalizações do território catarinense. “A preocupação é justamente para que o cidadão não se exponha à doença sem necessidade. Se precisar sair, se tiver uma atividade necessária para fazer, que saia com máscara, não saia em grupos, que utilize os esterilizantes de mão”, completou Tonet.

O cidadão pode entrar em contato com a PMSC através do aplicativo PMSC Cidadão (disponível nas lojas de aplicativos IOS e Android) e também através do telefone 190.

Texto: Marcelo Passamai/CCS