Foto: Lema da unidade
Foto: Logo do Colégio Feliciano Nunes Pires
Valores
Quem Somos
Alunos
Links Úteis
Editais
Contato

COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES
GALERIA DE VALORES
FLORIANÓPOLIS

PORTARIA Nº 572 de 10 de junho de 2009.
Regulamenta o Distintivo, o Brasão de Armas e o Estandarte do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires.

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais, Fundamentado no Art. 24 e 25 do regulamento de cores heráldicas, brasões de armas, insígnias de comando e estandartes da PMSC, aprovado pelo Decreto nº 28.441, de 14 de fevereiro de 1986, RESOLVE:

Art. 1º Regulamentar o Distintivo do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires – CFNP, representado por uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada.

Art. 2º Regulamentar o Brasão de Armas do CFNP, representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro. O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, o Distintivo do Colégio, constituído de uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada. Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco.

Art. 3º Regulamentar o Estandarte do CFNP, que terá a forma retangular, tipo bandeira universal, com franjas prateadas nas bordas superior, lateral esquerda e inferior. Possui três campos iguais divididos verticalmente, o primeiro de verde; o segundo de branco e o terceiro de vermelho. No centro do campo de branco, o Brasão de Armas do Colégio, representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro. O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada.

Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco. São complementos do estandarte, um laço militar com as cores heráldicas do colégio - amarelo e branco, as quais representam a virtude e a serenidade, composto de escarapela e duas fitas, com a inscrição CFNP na fita externa, em prata e ambas terminando em franjas prateadas, tudo fixado a uma haste forrada de veludo amarelo, carregada em espiral de veludo branco, com lança e conto niquelados. O talabarte é forrado de veludo amarelo, carregado com quatro divisas de veludo branco - de acordo com o posto do Comandante, tendo uma conteira e placa niquelada.

Art. 4º A confecção do estandarte deverá obedecer às normas previstas no Decreto nº 28.441, de 14 de fevereiro de 1986, que instituiu o regulamento de cores heráldicas, brasões de armas, insígnias de comando e estandartes da PMSC.

 

ELIÉSIO RODRIGUES
Coronel PM Comandante-Geral

DISTINTIVO DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR

O Distintivo do Colégio Policial Militar – Feliciano Nunes Pires é representado por uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada.

BRASÃO DE ARMAS DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR

O Brasão de Armas do Colégio Policial Militar – Feliciano Nunes Pires é representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro. O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, o Distintivo do Colégio, constituído de uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada. Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco.

ESTANDARTE DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR

O Estandarte do Colégio Policial Militar – Feliciano Nunes tem a forma retangular, tipo bandeira universal, com franjas prateadas nas bordas superior, lateral esquerda e inferior. Possui três campos iguais divididos verticalmente, o primeiro de verde; o segundo de branco e o terceiro de vermelho. No centro do campo de branco, o Brasão de Armas do Colégio, representado por um escudo português cortado em chefe. Sobre o campo de vermelho, que representa a coragem, a valentia, o sangue derramado a serviço do Estado, no cantão destro do chefe as duas pistolas cruzadas, em metal-ouro, símbolo universal de Polícia e no cantão sinestro do chefe, encruzadas uma chave, que lembra ser Santa Catarina ponto estratégico de primeira ordem e uma âncora, significando que o Estado é marítimo, ambas em metal-ouro.

O campo ocupado pela faixa e campanha de verde, que representa a esperança, o respeito, a cortesia, tem aplicado no centro, uma lucerna em metal-prata com as chamas em amarelo ouro, símbolo da inteligência e do saber, encimada por uma estrela de cinco pontas, de branco, símbolo da vitória alcançada. Encimando o escudo uma estrela de cinco pontas em metal-ouro debruada de filete estreito de preto, carregada do barrete phrygio, de vermelho, o qual simboliza as forças republicanas que nos regem. Sob o escudo um listel de pontas partidas de vermelho, com a inscrição CFNP, de branco.

São complementos do estandarte, um laço militar com as cores heráldicas do colégio - amarelo e branco, as quais representam a virtude e a serenidade, composto de escarapela e duas fitas, com a inscrição CFNP na fita externa, em prata e ambas terminando em franjas prateadas, tudo fixado a uma haste forrada de veludo amarelo, carregada em espiral de veludo branco, com lança e conto niquelados. O talabarte é forrado de veludo amarelo, carregado com quatro divisas de veludo branco - de acordo com o posto do Comandante, tendo uma conteira e placa niquelada.

ESPECIFICAÇÃO DO ESTANDARTE DO CFNP