Núcleo de Apoio Psicoemocional e Pedagógico (NAPP)
Desde a sua criação, o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires tem se preocupado e trabalhado para o desenvolvimento intelectual, físico e mental de seus estudantes. Com o intuito de aperfeiçoar suas ações foi criado em 06 de julho de 2016, o Núcleo de Apoio Psicoemocional e Pedagógico (NAPP), com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento integral do estudante, disponibilizando de maneira articulada as áreas de Orientação Educacional, Psicologia e Psicopedagogia.
O NAPP desenvolve suas ações norteado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que institui os princípios e fins da educação nacional, como proposto
em seu artigo 3° que apresenta dispositivos: a garantia de“ igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; respeito à liberdade e apreço à tolerância; valorização da experiência extraescolar; e; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais”.
Entendendo a educação como libertadora e transformadora, a equipe multiprofissional do NAPP junto à comunidade escolar, propõe um trabalho dinâmico e democrático que ultrapassa o ambiente escolar e engloba as demais esferas do cotidiano dos estudantes. Abrangendo desta forma a família, a sociedade, o trabalho, as instituições de ensino, os movimentos sociais e o meio ambiente. Suas ações serão baseadas considerando questões de responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.
O NAPP tem como objetivos:
• Atender as especificidades psicopedagógicas conforme a necessidade de cada estudante;
• Acolher ao estudante, a família e a comunidade escolar realizando, quando necessário os encaminhamentos clínicos;
• Desenvolver trabalhos individuais e em grupo, com estudantes, família e comunidade;
• Elaborar atividades para autonomia e permanência do estudante na escola;
• Orientar a escolha profissional com estudantes do Ensino Médio;
• Capacitar a família por meio de estudos, palestras e dinâmicas para vistas ao desenvolvimento global dos seus integrantes;
• Desenvolver habilidades socioemocionais nos integrantes da comunidade escolar;
• Implementar estratégias de estudo individual ou em grupo;
• Acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos estudantes;
• Implementar ações e projetos que promovam a saúde mental na escola como um todo;
• Garantir o processo de inclusão dos estudantes com deficiências.