Iniciou na tarde desta segunda-feira, 8, na sede do Comando de Polícia Militar Rodoviária, em Florianópolis, a 3ª edição do Curso de Trânsito Aplicado (CTA) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Vinte alunos participam desta edição, sendo 13 oficiais da PMSC, um oficial da Polícia Militar do Paraná (PMPR), um oficial da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), uma oficial da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), um oficial da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), um oficial da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e um oficial da Polícia Militar do Mato Grosso (PMMT), além de um oficial dos Carabineiros do Chile.
A capacitação, que segue até o dia 2 de agosto, tem como objetivo geral promover processos formativos que possam oportunizar o reconhecimento e a construção de novas políticas de segurança viária, bem como o desenvolvimento de competências que subsidiem a atuação do oficial como gestor ou comandante de Organização Policial Militar (OPM), na busca por um trânsito mais seguro e humanizado.
Aliado a isso, o curso também busca a preparação do oficial para atuação na área de Trânsito, aperfeiçoando e ampliando o conhecimento acerca da legislação atual vigente, em suas diferentes temáticas, fomentando competências específicas e essenciais à carreira do gestor militar.
Com carga horária de 172 horas/aula, a capacitação será executada na modalidade presencial, em regime de semi-internato.
Ao longo do mês, os alunos receberão instruções sobre Legislação de Trânsito, Fiscalização de Trânsito, Atendimento de Emergência com Produtos Perigosos, Sistema e Equipamentos Utilizados na Fiscalização de Trânsito, Subsídio Normativo Aplicado ao Policiamento de Trânsito, Direito Aplicado ao Trânsito e Processo Administrativo de Trânsito, bem como participarão de estágio operacional supervisionado.
Abrindo as atividades, os alunos foram recepcionados pelo comandante do CPMRv, coronel Marcus Vinicius dos Santos, que lhes deu as boas-vindas e também apresentou alguns indicadores referentes às rodovias estaduais de Santa Catarina, bem como estratégias adotadas a fim de garantir a segurança viária no Estado.