A Serra do Corvo Branco, situada na SC-370, entre as cidades de Urubici e Grão-Para, é uma região turística da serra catarinense bastante conhecida por sua beleza natural e que continua sendo destino de muitos viajantes. O sucesso do local também trouxe consigo alguns problemas, como o aumento significativo no tráfego pela região, que muitas vezes acaba refletido em congestionamentos e atrasos para os visitantes.
Em resposta a essa situação, as autoridades policiais locais decidiram intervir e implementar medidas para melhorar o fluxo de tráfego naquela área. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), juntamente com outros órgãos responsáveis pela segurança e trânsito local, vem realizando ações específicas na Serra do Corvo Branco com o objetivo de otimizar a circulação de veículos por lá.
E algumas importantes estratégias foram adotadas para combater os congestionamentos e garantir a fluidez do trânsito. Uma maior ostensividade e a presença policial nos pontos críticos da região, por si só, já foi uma das eficientes medidas adotadas. Com isso, o efetivo vem sendo posicionado de forma inteligente, com base no monitoramento dos pontos críticos da rodovia, garantindo assim a segurança dos motoristas e pedestres e também agilizando o trânsito nos trechos mais problemáticos.
Outra ação que vem sendo implementada é a utilização de drones e câmeras de monitoramento nos pontos sensíveis, o que permitem o acompanhamento em tempo real das condições de tráfego e eventuais intervenções em acidentes ou eventuais apoios. E as informações captadas são muito úteis na busca das soluções mais eficientes relacionadas aos congestionamentos.
Em pouco tempo o tráfego já melhorou consideravelmente, com uma redução significativa nos engarrafamentos e nos tempos de deslocamentos.
Os visitantes podem agora desfrutar de uma experiência mais tranquila e fluida ao explorar a região. E a ação demonstra o comprometimento e a preocupação da PMRv em garantir a segurança e a satisfação dos turistas, bem como em promover uma melhor qualidade de vida para os residentes locais.
É também mais uma iniciativa que serve como exemplo de como a integração entre as forças de segurança e a comunidade podem resultar em melhorias significativas no tráfego e no bem-estar de todos.