Durante fiscalização de trânsito na tarde de quarta-feira, 22, um caminhão-tanque foi flagrado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na SC-390, em Concórdia, transportando água em seu reservatório. O fato aconteceu por volta das 15h30, no KM 8,200 da rodovia.
A guarnição da PMRv realizava abordagens na região quando abordou o condutor de um caminhão, de 55 anos, que puxava o semirreboque carregado de água. Na abordagem foi verificado que o semirreboque estava adesivado com identificação para transporte de água e com todos os itens compatíveis com o transporte de combustíveis.
Em inspeção mais detalhada ao tanque, os policiais também observaram que as plaquetas de vistoria do tanque, equipamentos, número identificador originário do tanque, mangotes de saída, adesivos de utilidade pública com números de emergência, além dos compartimentos para guardar EPIs, eram todos relacionados ao transporte de combustíveis.
Questionado, o condutor informou que havia comprado o semirreboque a cerca de 60 dias, quando iniciou o transporte de água para a Casan de Concórdia. Ele também contou aos policiais que não sabia que o veículo pudesse ter sido utilizado no transporte de combustível.
O homem também disse aos militares que não possuía qualquer comprovantFiscalização e de higienização do tanque e, ainda, informou que ele é terceirizado de outra empresa do município de Concórdia.
Diante dos fatos, foi acionada a Vigilância Sanitária do município, que compareceu no local e realizou as medidas administrativas pertinentes ao caso. Dentre os procedimentos adotados, foi confeccionado auto de apreensão do veículo, até que possa ser realizada análise da água.
O fato também foi informado à Polícia Militar Ambiental de Concórdia e ao Instituto do Meio Ambiente.