Na manhã desta sexta-feira, 30, os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), pelotão Bravo, organizaram a formatura geral acadêmica realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis.
A organização da formatura pelos cadetes é um exercício da disciplina de Cerimonial e Protocolo, orientado pelo subchefe do Centro de Comunicação Social (CCS), major Ricardo Silva de Sousa, instrutor da disciplina. Esse processo inclui a elaboração de checklists, roteiros, ordens de serviço, além de atividades relacionadas à logística, protocolo e cerimonial.
O objetivo da dinâmica é preparar os futuros oficiais para organizar eventos cívicos e militares nas unidades onde atuarão após a conclusão do curso de formação. A solenidade visa valorizar o espírito de corpo, o respeito à hierarquia e à autoridade, e também reforçar as tradições militares.
Durante o evento, ocorreu a incorporação da Bandeira Nacional e da Bandeira de Santa Catarina, bem como o ato de entrega de elogios, em razão dos trabalhos realizados nesta casa de ensino e aos que atuaram na Marcha da Serra da Garganta.
O encerramento da formatura foi marcado pela passagem em desfile dos alunos da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap) e dos cadetes do 1º CFO Alfa, da Escola Superior de Formação de Oficiais (Esfo), que marcharam e bradaram em continência ao diretor da APMT, coronel Cléber Pires.