A partir desta segunda-feria, 9, uma policial feminina, passou a compor o Pelotão de Policiamento de Cães do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Criciúma.
A soldado é a primeira mulher a integrar a equipe do canil setorial. Ela ingressou na Polícia Militar em 2020, quando passou a atuar na radiopatrulha do batalhão.
Conforme a soldado Fátima Beatriz, relata que a Polícia Militar é uma instituição que abrange diversas áreas de atuação, e particularmente, desde criança sempre foi muito apegada nos animais e os cachorros são os seus preferidos. “Poder unir minha paixão pela polícia com a ação operacional do canil é algo maravilhoso e com certeza será desafiador. É uma honra poder ser a primeira policial feminina a integrar a fração do Canil do 9º BPM”.
De acordo com comandante do 9º BPM, tenente-coronel Mário Luiz Silva “As mulheres estão ocupando cada dia mais, e com mais qualidade, espaços nas atividades militares. Atividades que outrora eram desempenhadas apenas por homens, hoje são executadas com maestria por mulheres. Ainda, o nível de exigência deve ser idêntico, pois, no momento do confronto, o criminoso não é seletivo em agir contra policiais masculinos ou femininos. Isso é o verdadeiro e digno empoderamento feminino” concluiu.