Na manhã desta quinta-feira, 3, ocorreu na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Criciúma, o lançamento do Projeto Mascote Amigo. A ação tem por objetivo a realização de cinoterapia (terapia facilitada por cães) com crianças da rede pública de ensino diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Cinoterapia é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo terapêutico. Ela é utilizada juntamente com tratamentos médicos e com outros profissionais, como psicólogo e fisioterapeuta.
O projeto acontecerá em parceria do 9º Batalhão de Polícia Militar, através do Pelotão de Policiamento com Cães (Canil), com a Prefeitura Municipal e a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (AFASC). As seções de terapia serão realizadas com profissionais de psicologia, fisioterapia e com o policial militar condutor do cão.
Diversas autoridades estiveram presentes no ato de lançamento do projeto. O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Mario Luiz Silva, finalizou o evento destacando sobre a importância da parceria. "O projeto, para além da missão de atuar na segurança pública, busca firmar a preocupação e responsabilidade que a Polícia Militar tem de promover o bem-estar do cidadão", finalizou.