Na tarde de quarta-feira, 26, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da 2ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), reuniu diretores e gestores de ensino do município de Balneário Gaivota para debater ações da rede educacional. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Educação Básica Municipal Darcy Ribeiro.
Na oportunidade, foi apresentado pelo comandante da 2ª Companhia do 19º BPM, capitão Marcelo Gerhardt Faber, o projeto Presença Escolar, o qual tem por objetivo debater e tomar medidas para oferecer maior segurança aos alunos e professores no âmbito escolar, criar um grupo e discutir ações de segurança nas escolas.
O secretário de segurança do município, Joel Valdenir Ouriques Eich, destacou que as escolas municipais contam com vigilantes contratados, mas a interação da comunidade escolar com a Polícia Militar é muito importante para a segurança de todos, pois as visitas preventivas dos policiais orientam e previnem a prática de crimes na área em que as instituições de ensino estão localizadas.
Por fim, o capitão Faber destacou que novas reuniões serão realizadas com a participação dos pais e num segundo momento, treinamentos nas escolas, de forma progressiva, dando atenção aos detalhes para proteger os alunos, professores e demais funcionários. Além disso, os militares continuarão fazendo rondas escolares, visitando os estabelecimentos de ensino, a fim de oferecer segurança para os alunos, professores, e tranquilizar os pais e familiares.
Também participaram do encontro o comandante do grupamento militar de Balneário Gaivota, 2º Sargento Jeferson Coelho, a Secretária Municipal de Educação, Thais Valandro Martins Borges, Diretor de Segurança, Joel Valdenir Ouriques Eich, diretores e gestores dos 12 estabelecimentos de ensino da rede municipal, particular e estadual.