Na quarta-feira, 28, foi realizada a primeira instrução do Protocolo de Segurança Escolar com foco em ocorrências de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas para os servidores da rede estadual e privada de educação do município de Araranguá. O evento foi realizado pelo 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no auditório Plínio W. Linhares do Center Shopping e reuniu cerca de 300 participantes.
O objetivo da instrução foi capacitar a comunidade escolar para, em caso de "quebra" da segurança, os professores e servidores estejam preparados para retardar a ação do criminoso e reduzir a extensão dos danos até a chegada da Polícia, utilizando o protocolo “Fugir - Esconder - Lutar”.
Este protocolo, adaptado de doutrinas internacionais, preconiza a fuga pelas rotas mais seguras e disponíveis no momento. Quando a fuga não é uma possibilidade, as pessoas devem, então, buscar um abrigo para evitar que o criminoso as encontre. Em último caso, recomenda-se tentar neutralizar o criminoso.
Destaca-se que esta é uma das atividades que estão sendo desenvolvidas no 19º BPM, através do Programa Escola Mais Segura da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), sendo que as visitas escolares e os outros programas de policiamento preventivo estão sendo realizados diariamente com a comunidade escolar.
O comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), 1º tenente Filip Tharles Bilhalva, ministrou a palestra, acompanhado do Major Rogério Ferrigo, chefe da seção de instrução e planejamento do 19º BPM.
Por fim, destaca-se que até o final do mês de julho, o treinamento será repassado para toda a rede municipal, estadual e particular de ensino.