Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Em Araranguá, 19º BPM realiza instrução com servidores da rede de ensino


Na quarta-feira, 28, foi realizada a primeira instrução do Protocolo de Segurança Escolar com foco em ocorrências de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas para os servidores da rede estadual e privada de educação do município de Araranguá. O evento foi realizado pelo 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no auditório Plínio W. Linhares do Center Shopping e reuniu cerca de 300 participantes.

O objetivo da instrução foi capacitar a comunidade escolar para, em caso de "quebra" da segurança, os professores e servidores estejam preparados para retardar a ação do criminoso e reduzir a extensão dos danos até a chegada da Polícia, utilizando o protocolo “Fugir - Esconder - Lutar”.

Este protocolo, adaptado de doutrinas internacionais, preconiza a fuga pelas rotas mais seguras e disponíveis no momento. Quando a fuga não é uma possibilidade, as pessoas devem, então, buscar um abrigo para evitar que o criminoso as encontre. Em último caso, recomenda-se tentar neutralizar o criminoso.

Destaca-se que esta é uma das atividades que estão sendo desenvolvidas no 19º BPM, através do Programa Escola Mais Segura da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), sendo que as visitas escolares e os outros programas de policiamento preventivo estão sendo realizados diariamente com a comunidade escolar.

O comandante da 1ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar (19º BPM), 1º tenente Filip Tharles Bilhalva, ministrou a palestra, acompanhado do Major Rogério Ferrigo, chefe da seção de instrução e planejamento do 19º BPM. 

Por fim, destaca-se que até o final do mês de julho, o treinamento será repassado para toda a rede municipal, estadual e particular de ensino.