Com intuito de capacitar profissionais a manusearem aeronaves não tripuladas, popularmente conhecidas como drones, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou o Treinamento de Operador de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Tosarp). A capacitação aconteceu entre os dias 18 e 20, na sede da unidade, em Blumenau.
O treinamento foi ministrado por policiais do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM), tendo a participação de 28 policiais do 7º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), dois profissionais do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de Santa Catarina (Gaeco) e um sargento do exército do 23º Batalhão de Infantaria (BI).
Os 31 novos pilotos de aeronaves não tripuladas receberam conhecimentos necessários para à utilização e à operação de drones, principalmente na questão de segurança operacional, manuseio e empregabilidade, captação de imagens, preparação e controle de voos, doutrinas e regulamentos existentes.
Ao final das instruções, foi entregue uma lembrança aos instrutores que se disponibilizaram em realizar o treinamento, em reconhecimento aos valorosos conhecimentos repassados que vão contribuir ainda mais com a ordem pública na região.