Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Índice de Roubo cai 57% em Blumenau


O 10º Batalhão de Polícia Militar divulga o balanço dos cinco primeiros meses de 2024, apresentando, em números, os principais indicadores dos atendimentos da Polícia Militar em Blumenau.

Nos meses de janeiro a maio, a principal redução nos índices de criminalidade foi observada no crime de Roubo. Esse tipo de crime apresentou uma queda significativa de 57%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 42 casos em 2024, 56 a menos que em 2023. Esse número evidencia a efetividade da pronta resposta na nossa região. Um exemplo são os últimos dias, entre 29 e 31 de maio, quando a Polícia Militar frustrou três roubos em três dias na região do Vale do Itajaí.

Além disso, a Polícia Militar em Blumenau incrementou em 252% a apreensão de drogas nestes primeiros meses do ano. Em 2023, de janeiro a maio foram apreendidos 155kg de drogas, enquanto que neste ano já foram retirados de circulação 545.2kg de entorpecentes. 

O crime de homicídio, que em todo 2023 apresentou a menor taxa dos últimos anos, continua em baixa e apresenta uma redução de 10% nesses meses analisados em 2024. Em 2024 também já foram apreendidas 22 armas de fogo ilegais em Blumenau.

Cabe destacar ainda que nos primeiros 5 meses de 2024, foram registradas 524 ocorrências de violência doméstica, 12% a menos que no ano anterior. E todas as mulheres, com medida protetiva, estão sendo acompanhadas pelo Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Um índice que apresentou piora foi o de furto, que subiu sensivelmente em relação ao ano anterior, tendo um aumento de 8%. 

Por fim, salienta-se que foram cumpridos 119 mandados de prisão, 32% a mais que no período anterior, alguns destes contra agentes que praticaram furtos, ou tem envolvimento com o tráfico de drogas ou mesmo eram procurados em outros Estados da Federação e buscavam se esconder em Blumenau, mas que acabaram presos pelas nossas equipes.