Na manhã desta terça-feira, 18, foi realizada a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Habilitação de Cabos (CHC) 2023 no auditório do 7º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), em Blumenau.
A cerimônia contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante do 7º CRPM, coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, bem como autoridades policiais, civis e familiares.
No Estado, serão realizadas outras formaturas do CAS e do CHC, sendo 149 policiais formados no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e 917 no Curso de Habilitação de Cabos. Em Florianópolis, a solenidade de formatura será realizada na próxima quinta-feira, 20, às 16 horas, na Academia de Polícia Militar de Trindade.
Ambos os cursos tiveram uma duração de aproximadamente dois meses e ocorreram de forma online, a fim de manter os policiais nos batalhões em suas rotinas diárias, sem prejudicar o serviço pela falta de efetivo. Com objetivos parecidos, os cursos trazem um aperfeiçoamento intelectual funcional, preparando o policial a assumir um cargo superior onde terá maiores responsabilidades, permitindo atuar em outras frentes de trabalho.
No evento, 73 policiais concluíram o CHC e agora estão aptos a assumirem o posto de cabo e mais seis sargentos concluíram o CAS, que precede a assunção ao posto de subtenente.
Ao final da solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, fez um discurso onde destacou muitas das inovações que a Polícia Militar tem trazido ao estado, tanto à população como aos policiais, à exemplo os cursos que foram disponibilizados de forma online, assim como outros benefícios e acessos inerentes ao serviço policial. Por fim parabenizou aos formandos pelo excelente desempenho e dedicação não só no curso como em suas carreiras, de forma que confere a Polícia Militar de Santa Catarina ser uma das melhores do país.