O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio do comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), iniciou nesta quarta-feira, 4, à Operação Oktoberfest, em Blumenau. Neste ano, serão mais de 530 policiais de todo o Estado, que irão reforçar o policiamento e serão empregados durante todo o evento.
Na ocasião, estiveram presentes no ato de abertura o comandante do 7º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Alexsandro Cravo Kalfeltz, o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, bem como o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), Paulo Cezar Ramos de Oliveira, que recepcionaram a primeira equipe de policiais militares que vão atuar no policiamento estratégico do evento, dando início à operação.
A abertura oficial deste ano aconteceu no parque Vila Germânica, devido ao cancelamento do desfile, tendo em vista às fortes chuvas que ocorreram na região.
Alguns vídeos foram produzidos pela PMSC com dicas de segurança e divulgados nas redes sociais pelo 10º BPM, com o intuito de orientar o público sobre os principais delitos que ocorrem no evento, como exemplo os furtos de celulares.
O policiamento será realizado de maneira ostensiva, preventiva e repressiva, dentro e no entorno do parque, com patrulhas, pontos fixos (elevados), viaturas posicionadas em pontos estratégicos, policiamento a pé e motocicletas.
A Oktoberfest é uma das maiores festas de outubro e está em sua 38ª edição. A PMSC está trabalhando de forma direcionada para garantir ao público participante, os 19 dias de festa mais tranquila possível, preservando a ordem e a segurança de todos.