Na tarde da última segunda-feira (6), policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram Teste de Aptidão Física (TAF) na sede do batalhão, em Criciúma. Este teste faz parte de uma seleção para se atingir os requisitos necessários para conquistar a promoção, prevista para o dia 5 de maio.
Depois da chamada para composição dos quadros de acesso à promoção, os policiais devem realizar a inspeção de saúde, médica e odontológica, o TAF, ter o comportamento no mínimo “bom” e ter o “Conceito Profissional e Moral” favorável por parte dos seus comandantes. O TAF consiste na aplicação de testes físicos, como abdominal, barra, flexão e corrida, tendo sido realizado por 23 policiais, sendo eles, dois 2º Sargentos e 21 soldados, sendo aplicado pelo capitão Mario Luiz Silva.
Os soldados que realizaram o TAF já possuem 12 anos de serviço na corporação, logo, segundo a nova lei de promoções, conquistaram o direito de concorrer ao posto de cabo e participarem desta seleção. Já os 2º sargentos, estão há três anos neste posto, possuem o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), e, assim como os soldados, conquistaram o direito de concorrer ao posto de 1º sargento.
(Texto e fotos: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)