Nas tardes de quinta e sexta-feira, 22 e 23, os policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma realizaram treinamento de habilitação na submetralhadora Taurus SMT.40, armamento recém chegado ao batalhão.
Conforme citado no “Programa de Treinamento”, as metralhadoras são armas de excepcional poder de fogo, que possuem a capacidade de realizar muitos disparos sucessivos. Quando operada por alguém experiente, que tenha domínio da capacidade, potencialidade e precisão, ela pode também ser utilizada em alta cadência de tiro.
Antes de realizarem as instruções práticas no stand de tiro, os policiais receberam instruções para compreender as características desta arma, destacando onde e como deve ser empregada, nomenclatura das peças externas, desmontagem, nomenclatura das peças internas, funcionamento do sistema de segurança, funcionamento interno, manutenção das peças, sua montagem e uso de acessórios.
O treinamento foi conduzido pelo capitão Mario Luiz Silva e pelo 1º sargento Rodrigo Panato Waterkemper, sendo realizado em duas etapas, com aulas teóricas e práticas, ministradas na Base do PPT e no stand de Tiro do 9º BPM. Depois de realizado este treinamento, a tropa habilitada já está apta para a utilização do armamento nos serviços diários de rua.
(Texto e imagens: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)