Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Criciúma: PM participa de carreata alusiva ao dia mundial da conscientização sobre o autismo


Por volta das 14h de quarta-feira (1º), foi realizada em Criciúma, uma carreata alusiva ao Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 02 de março. O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera de Santa Catarina (AMA/REC/SC), com a intenção de chamar atenção das pessoas para o tema.

Segundo a psicóloga da AMA, Ledijane Sachet Ghisi, o autismo ainda é encarado como mito, mas na verdade é uma coisa comum. "As pessoas devem estar atentas e buscar conhecimento sobre o assunto, pois quanto maior o conhecimento, maior é a chance de se diagnosticar o autismo precocemente em seus filhos e, assim, com o tratamento adequado, melhor será a qualidade de vida da criança e da família", falou.

Também estava presente na carreata a belga Katrien Van Heurck, que é ortopedagoga, residente de Campinas-SP. Ela trabalha com um novo olhar sobre o Transtorno de Espectro Autismo e pessoas especiais há quatro anos no Brasil. A ortopedagoda comentou que deve-se tirar a ideia das pessoas de que o autismo é uma coisa ruim, pois vale a pena dar atenção a eles, cuidar deles, fazer as suas vidas serem melhores. “Pessoas que descobriram o autismo na adolescência e preferiram não fazer tratamento, mesmo depois de adultas, ainda devem procurar ajuda, pois nunca é tarde, suas vidas valem a pena”, alertou.

O presidente da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes de Souza, discursou ao final da carreata, agradecendo o apoio do estado, com disponibilização de viaturas para ajudar na chamada de atenção da população para este tema tão importante. Discorreu ainda que a cor azul foi escolhida como símbolo, pois 1/4 dos autistas são do sexo masculino. Almir ainda destacou que, além desta carreata, em outubro haverá um pedágio para ajudar na arrecadação de fundos para as escolas especiais da AMA.

A Polícia Militar apoia esta causa e prestou auxílio na realização desta carreata, tanto com a segurança no trânsito, como com a efetiva participação da carreata.

(Texto e imagens: soldado Davi Appel da Silva, Comunicação Social do 9º BPM)